Minhoca entrega liderança do governo Paulo Serra
29 de agosto de 2021
O vereador Professor Jobert Minhoca (PSDB) entregou neste domingo (29) a liderança do governo do prefeito Paulo Serra (PSDB) na Câmara de Santo André, função que desempenhava desde janeiro. Minhoca divulgou vídeo pelas redes sociais com críticas ao chefe do Executivo. Paulo Serra avisou que não irá se manifestar neste momento sobre a decisão do correligionário e não revelou quem será o substituto.
Ainda no vídeo, Minhoca faz críticas ao governo, declarando que tem recebido demandas e denúncias em seu gabinete, “em especial sobre recursos para o combate à Covid e não utilizados”. Ele também questiona as nomeações de figuras políticas de outras cidades da região dentro da administração. “Diversas pessoas têm vindo trabalhar de Mauá, Ribeirão Pires, São Bernardo e Diadema para projeto político específico e para ganhar altos salários. Precisamos ver se estão produzindo algo porque o dinheiro do andreense está indo embora. Tenho certeza que os profissionais técnicos de Santo André produziriam muito mais talvez com um terço desse salário.”
As declarações explicitam o clima de guerra fria que havia se instalado entre Paulo Serra e Minhoca nos últimos meses, em especial depois que o vereador andreense se aproximou do prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB) – antigos aliados, Paulo Serra e Morando, atualmente, caminham em raias opostas na política regional. No sábado, a coluna Cena Política mostrou que a parceria entre Minhoca e Morando está estabelecida, a ponto de o andreense designar seu assessor Rafael Maffei para levar a São Bernardo indicações de contratação e demandas que chegam ao gabinete parlamentar.
A decisão de Minhoca também deve ter reflexos na eleição do ano que vem. No começo do ano, ao Diário,
o vereador anunciou intenção em ser pré-candidato a deputado federal, buscando suporte do governo Paulo Serra. Sua pretensão era poder dobrar com a primeira-dama Ana Carolina Barreto Serra, potencial candidata a deputada estadual do Paço. As conversas não avançaram dentro da expectativa de Minhoca. O vereador ainda se sentiu alijado dos debates internos quando viu série de políticos ligados ao prefeito vindo a público anunciar candidatura a federal também – casos do ex-vereador Donizeti Pereira (PV), do vice-prefeito Luiz Zacarias (PL), do vereador Bahia do Lava Rápido (PSDB). Nos bastidores, outros nomes próximos de Paulo Serra costuram a campanha a Brasília, como o secretário executivo de Habitação do Estado, Fernando Marangoni (DEM), e o secretário de Desenvolvimento Econômico de Santo André, Evandro Banzato.
Informações retiradas do site Diário do Grande ABC
Comments